segunda-feira, 16 de junho de 2014

       GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO.
 DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTOS.
 E.E. PROF. CLEÓBULO AMAZONAS DUARTE





Proposta Pedagógica
2014









"Educar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”. RUBEM ALVES

1 – IDENTIFICAÇÃO
    A EE Prof. Cleobulo Amazonas Duarte, situada naRua Guedes Coelho 107, – Encruzilhada, na cidade de Santos - SP, é uma instituição pública, mantida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

     A Escola Estadual Prof. Cleobulo Amazonas Duarte regendo-se pelas normas educacionais vigentes, ministra o Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio regular, tendo como caracteristica formar o indivíduo capaz de interagir com seu meio de forma justa e democrática, baseando-se nos princípios da liberdade de expressão e tolerância, capaz transformar a sociedade em um espaço de aceitação e transformação onde todos possam contribuir para conservação e harmonia com o meio ambiente.

        A escola dispõe de um Regimento Interno que regulamenta os aspectos legais, a estrutura organizacional, pedagógica e administrativa, assegurando o desenvolvimento das potencialidades do educando, sua formação eclética, capaz de dissenir e contribuir para uma democracia igualitária com  justiça  e  pleno exercício de cidadania.


2- JUSTIFICATIVA

        A Proposta Pedagógica é o instrumento norteador das ações desenvolvidas na Unidade Escolar, que visa desenvolver uma metodologia pedagógica centrada no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, porém, fazendo com que a realidade do educando seja ponto de partida para discussão, para transformação em temas científicos e fazendo com que os educandos possam entender como mudar a nossa sociedade.
        A Proposta Pedagógica é fundamentada na realidade dos nossos educandos e nas suas necessidades, sendo uma escola que foi construída por meio de reinvidicações dos moradores que não tinham nenhum equipamento público próximo de suas residências.
          Faz parte constante na Proposta da escola, conscientizar a comunidade da necessidade de conservação do espaço, já que se trata de uma área de central.


3 – FINALIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO

       Desde a Constituição  Federal de 1988, a educação passou a ser um direito subjetivo de todos os brasileiros.

       Sendo a educação um direito, a escola tem o dever de garantir a permanência e qualidade da aprendizagem dos alunos, tornando-os capazes de transformar a sua realidade.        
A Escola Estadudal Prof. Cleobulo Amazonas Duarte  segue determinações da Lei      n° 9394/96, que estabelece as diretrizes a bases da Educação Nacional.


O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

 I.                Garantia de padrão de qualidade;
II.             Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III.              Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
IV.             Valorização da experiência extraclasse.


       O Ensino Fundamental tem por objetivos:

            I   -  O desenvolvimento de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura oral, escrita e  o cálculo;

            II   -  A compreensão do ambiente natural e social, das artes, do sistema político, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

           III   -  O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

        São objetivos do Ensino Médio:

             I   -  A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

            II   -  A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;

           III   -  O aproveitamento do educando como pessoa humana, incluindo a
formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

            IV   -  A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.











4 – PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

       

 A Escola Estadual Prof. Cleobulo Amazonas Duarte tem como diretrizes norteadoras de suas ações:

            I  -  Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais, humanas e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e propõem solucionar;

           II  -  Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos;

           III   -  Entender e aplicar métodos e procedimento próprios das ciências naturais e humanas;

           IV  -  Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;

            V   -  Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;

          VI  -  Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade.



5- MISSÃO, VALORES E VISÃO

MISSÃO
A nossa missão é promover a educação de qualidade, onde todos os alunos avançam na capacidade de entender o mundo através da leitura e escrita melhorando a sua aprendizagem e permanência no âmbito escolar, visando a sua participação integral em um espaço democrático e justo.


VALORES
Respeito, justiça, comprometimento em equipe, responsabilidade e cidadania.

VISÃO

Queremos uma escola dinâmica e aberta as novas ideias onde se enfatiza o pensamento democrático que o indivíduo possa se integrar ao meio ambiente buscando uma sociedade de inclusão que respeite as diferenças.



6 – IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

        Considerando a natureza coletiva da observância e da implantação da Proposta Pedagógica, os que fazem da Escola Estadual Prof.Cleóbulo Amazonas Duarte pretendem implantá-la mediante:

I.        Discussão ampla e regular dos seus princípios, alicerces, alcance e objetivos;
II.        Envolvimento e compromisso de toda a comunidade escolar no processo de torná-la útil e funcional;
III.        Sua permanente reelaboração e atualização.

        A escola, respeitando as normas do sistema de ensino a que pertence, terá a incumbência de:

I.        Executar sua Proposta Pedagógica;
II.        Articular-se com a família e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a escola;
III.        Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
IV.        Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
V.        Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
VI.        Promover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

        Os docentes da Escola Prof.Cleóbulo amazonas Duarte incumbir-se-ão de:
I.        Participar da elaboração, implantação e implementação da Proposta Pedagógica;
II.        Elaborar e executar o plano anual de trabalho;
III.        Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
IV.        Planejar, executar e avaliar o processo de aprendizagem sob sua responsabilidade;
V.        Acatar as determinações da Direção, de acordo com as normas legais em vigor;
VI.        Incentivar a formação de hábitos e atitudes;
VII.        Comentar, em classe, com os alunos o resultado das avaliações, esclarecendo os desvios;
VIII.        Manter atualizado o Diário de Classe, dando atenção ao registro das aulas e à freqüência.

          A equipe de Coordeção tem por objetivo; planejamento, controle e
avaliação das atividades didático-pedagógicas da escola, e  por atribuição:

I.        Elaborar o currículo pleno, calendário escolar, os conteúdos programáticos e a programação de sua área de atuação, assegurando a articulação com os diversos serviços da escola;
II.        Coordenar as atividades de planejamento didático-pedagógico;
III.        Acompanhar e avaliar o docente;
IV.        Analisar os resultados do rendimento escolar;
V.        Promover reuniões pedagógicas;
VI.        Colaborar com os professores na seleção do material didático a ser utilizado;
VII.        Coordenar a programação e execução das atividades de recuperação dos alunos;
VIII.        Propor, coordenar atividades, aperfeiçoamento e atualização dos docentes.


       


 O Calendário Escolar deverá prever:

I.        Número de dias letivos;
II.        Período destinado ao planejamento e replanejamento anual e semestral;
III.       Período de férias, feriado e recesso escolar;
IV.        Período destinado à avaliação, recuperação contínua, e recuperação nas férias ou recesso  quando houver;
V.        Dias destinados às comemorações cívicas e atividades afins;
VI.        Período destinado à matrícula.

A Escola Estadual Prof. Cleóbulo Amazonas Duarte tem a seguinte organização:
I.        Cumprimento integral de carga horária e dos conteúdos programáticos;
II.        Frequência integral e obrigatória dos professores e pessoal técnico-pedagógico;
III.        Carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas-aulas, distribuídas em 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.
IV.        Controle de freqüência de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas para aprovação dos alunos;
V.        Expedição de histórico escolar e declaração de conclusão de curso ou de série ou ano.



7 – VERIFICAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR

        No Ensino Fundamental e Médio, a avaliação é contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os das provas finais.
        O aluno será promovido ao próximo ano do 6º ano  ao 8º ano seguindo a progessão continuada e no 9º ano que é fechamento do ciclo II o aluno será avaliado de forma a perceber seus avanços e dificudades podendo ficar retido para recuperação de final de ciclo. No ensino médio em todos os anos o aluno tem que atingir média 5 (cinco) para ser considerado promovido. 
 Os conceitos da Unidade Escolar variam de 1(um) a 10(dez) sendo considerado satisfatório de 5 (cinco) à  10 (dez), os alunos com conceito de 1(um) a 4 (quatro) serão submetidos a recuperaçãocontinua  bimestralmente para que no final do ano  de continuidade aos seus estudos ou seja considerado reprovado.  Além dos conceitos o aluno deve ter 75% de frequência para ser considerado promovido.

8 – RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

        O objetivo da recuperação continua ou paralela é para dar amparo aos alunos com dificuldade e assimilação para ser desenvolvidos quando o professor detectar baixo nível de aproveitamento escolar.

       Para saber se o aluno atinge os objetivos dos estudos de recuperação, o aluno terá de obter média 5(cinco) ou superior, caso não consiga será acompanhado em novos estudos de recuperação continua e paralela.

9 - METAS
         Elevação dos índices de aprovação para 95% em todas as séries do ensino fundamental e médio;
         Redução dos níveis de evasão, em todas as modalidades de ensino  (fundamental II, ensino médio regular) para até 5%.
         Envolvimentos dos docentes com as normas regimentais básicas de disciplina de condutas escolares.
          Conscientização e implantação da cidadania e da dimensão política, com vista a envolver a comunidade de modo interativo, numa participação ativa (agenda 21 com vida).
         Adequação e elevação da qualidade de ensino por meio das modalidades organizativas: projetos coletivos enfatizando a diversidade e cidadania.



10 - AÇÕES
         Capacitação profissional dos docentes nos horários coletivos, por meio de palestras, estudos de textos de formação continuada, dinâmica de grupo, com subsídio de reuniões da D.E, caderno do gestor e PDG.
         Implantação de projetos ambientais, agenda 21, conservação do patrimônio, étnica racial e gênero, leitura com produto socializado no blog.
        Palestras, show de talentos, dirigida aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas nas sextas-feiras e os dias que antecedem os feriados.
       Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade construindo um relacionamento harmonioso de modo que os pais e a equipe percebam a importância de sua participação para a conscientização de uma escola de qualidade.
      Estimular a leitura, por meio da otimização do acervo e do espaço da biblioteca, organizando junto com os professores a seleção de livros e o aproveitamento de leitura para os alunos.
     Com base no produto final:  Diário de Leitura, Livro Online. Monitorar aprendizagem com visto na sala, acompanhar com frequência pelos diários semanais e solicitação de providencia quanto à compensação de ausência.
     Organizar dois dias da semana para atendimento aos pais com a presença do professor mediador e reunir a equipe gestora uma vez por semana.

11- Diretrizes Gerais
Para que possamos formar um cidadão crítico, participativo, com princípios éticos, sociais e culturais, precisamos desenvolver no aluno a capacidade de;
Ø      Se conhecer;
Ø      Se perceber;
Ø      Ter adequado comportamento social na escola e na sociedade;
Ø      Ser coerente com seus valores.
Para isso, nossa Proposta Pedagógica tem por objetivo desenvolver no aluno as seguintes habilidades:
Ø      Ter boa comunicação oral e escrita;
Ø      Ser capaz de debater, argumentar, sugerir, interpretar, observar, comparar, relacionar e criticar;
Ø      Ser sociável na escola e na comunidade;
Ø      Ser capaz de inserir-se no mundo do trabalho;
Ø      Tornar-se um leitor do mundo.
Ø      Valorizar o patrimônio público.







13. Ações

Ações norteadoras da Equipe de Gestão e Professores:
 Com relação aos alunos:
Deverá ser desenvolvido um trabalho coletivo entre equipe de gestão, professores, funcionários e pais a fim de propiciar ao aluno condições para seu desenvolvimento intelectual, físico e social, tornando-se um indivíduo ativo e participativo na sociedade. Com essa finalidade será assegurado ao aluno:
·         Currículo voltado para a aquisição da capacidade leitora e escritora.
·         Conteúdos adequados, por série, nas diferentes áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas.
·         Participação de forma produtiva nas atividades de classe e extraclasse.
·         Avaliação condizente com seu desenvolvimento global.
·         Acesso a livros para leitura e pesquisa.
·         Encaminhamentos a serviços públicos apoio psicológico e mental.
·         Recebimento de material didático e pedagógico distribuído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
·         Aulas de recuperação paralela aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.
·         Ampla divulgação e acesso aos programas da Secretaria Estadual da Educação e outros órgãos públicos ou privados, voltados à formação e qualificação profissional.
·         Participação no Grêmio Estudantil, Conselho de Escola e Conselho de Classe e Série.

 Com relação aos pais:
Estes devem responsabilizar-se pela educação dos filhos, participando ativamente da vida escolar. A escola solicitará aos pais:
·         Atendimento aos pedidos de comparecimento às entrevistas e/ou reuniões com os professores e gestores para informações sobre rendimento escolar, frequência ou comportamento de seu filho.
·         Comparecimento às reuniões ordinárias de Pais e Mestres, a fim de verificar o rendimento e frequência escolar do filho.
·         Participação em palestras de interesse público (nutrição, combate à drogas, sexualidade, violência, etc.).
·         O desenvolvimento no seu filho da compreensão da necessidade de respeito  aos horários, aos professores e demais funcionários e às normas de convivência da escola.
·         Participação nos órgãos colegiados da escola (APM e Conselho de Escola).
·         Responsabilizar-se pelos livros didáticos distribuídos ao aluno, garantindo a sua devolução ao término do ano letivo em bom estado de conservação.
·         Justificar as ausências às aulas.
·         A escola estará sempre aberta ao diálogo com pais e comunidade em geral, buscando alternativas compartilhadas para a melhoria da qualidade de ensino e solução de conflitos.


Com relação aos gestores:
·         Garantir a análise, reflexão, discussão e implantação das propostas curriculares da Secretaria Estadual da Educação.
·         Divulgar os resultados das avaliações externas (Saresp, Idesp, Enem), análise dos índices e estabelecimento de metas e ações junto aos professores para melhoria dos índices de qualidade de ensino.
·         Garantir aos professores acesso aos recursos didáticos pedagógicos da escola e estimular sua utilização.
·         Promover palestras, debates, seminários, atividades desportivas e culturais.
·         Incentivar professores e funcionários a participar de cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional.
·         Divulgar cursos, palestras e projetos da Secretaria Estadual da Educação e de outras entidades públicas ou privadas relacionadas à educação.
·         Dar ênfase às atividades esportivas para valorizar o espírito coletivo, promovendo e organizando jogos interclasses e/ou interescolares.
·         Valorizar o trabalho dos funcionários, salientando a importância dos mesmos no processo educacional.
·         Solicitação de comparecimento na escola do responsável pelo aluno que apresentar dificuldades de aprendizagem, frequência irregular ou problemas de disciplina.
·         Comunicar o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Juventude os casos de alunos com frequência irregular.

Com relação aos professores:
·         Elaborar seu plano de aula contemplando as orientações das matrizes curriculares da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
·         Abrir espaço para a criatividade, valorizando toda e qualquer forma de inteligência, considerando suas múltiplas possibilidades de manifestar-se.
·         Fazer de suas aulas espaço de construção do conhecimento e não apenas transmissão de informações.
·         Utilizar diferentes recursos didáticos pedagógicos e explorar de forma eficiente o espaço físico da escola: sala de leitura, sala de internet, pátio, quadra esportiva e espaços verdes.
·         Estimular a incorporação de valores, hábitos de estudo e postura adequada no ambiente escolar.
·         Estabelecer estratégias de recuperação contínua e paralela para os alunos com rendimento insatisfatório.
·         Comunicar a equipe de gestão sobre alunos com frequência irregular/insatisfatória.

 Normas de convivência
A Escola é uma instituição social que tem, por função e responsabilidade, formar e educar pessoas, portanto tem autoridade e deve exercê-la. Dessa forma, para garantir o convívio saudável entre todos os que partilham este espaço, algumas normas disciplinares devem ser respeitadas.
O aluno tem o dever de respeitar as seguintes normas:
·         Comparecer diariamente e pontualmente a todas as aulas, devidamente uniformizado e com o material pedagógico pertinente às respectivas disciplinas do horário escolar.
·         Seguir as orientações dos professores relativas ao seu processo de ensino e aprendizagem.
·         Contribuir para a harmonia de convivência escolar e para a plena integração na escola de todos os alunos.
·         Tratar com civilidade e respeito funcionários, professores, gestores e colegas.
·         Respeitar o patrimônio público e a propriedade alheia.
·         Zelar pela preservação, conservação e asseio do prédio escolar, mobiliário, material didático e espaços verdes, fazendo uso correto dos mesmos. Indenizar os danos que por ventura causar, tanto para o patrimônio público, quanto para servidores da escola e colegas.
·         Não trazer e não consumir drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas.
·         Não transportar quaisquer materiais, instrumentos ou engenhos passíveis de causarem danos físicos ao aluno ou a terceiros.
·         Não fazer uso, na sala de aula e demais ambientes pedagógicos, de aparelhos de som, jogos eletrônicos, câmera fotográfica, celulares e similares, salvo para uso pedagógico com autorização e orientação do professor. No caso de infração, o objeto será confiscado pelo professor e entregue à Direção que o entregará ao responsável pelo aluno.

O aluno tem os seguintes direitos:
·         Ser tratado com respeito e cordialidade por colegas, professores e funcionários.
·         Ser acompanhado e orientado pelos professores e coordenadores.
·         Usufruir os benefícios de caráter educativo, esportivo, cultural e social que a Escola proporciona.
·         Ter todas as atividades escolares analisadas e discutidas e suas dúvidas esclarecidas pelos professores.
·         Ser informado e orientado sobre os resultados dos seus trabalhos escolares.
·         Receber o boletim com as informações sobre seu rendimento em cada componente curricular.
·         Participar, ou fazer-se representar, no Conselho de Classe e Série, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil.
·         Apresentar sugestões aos professores, coordenadores e equipe de gestão.


11 – CONCLUSÃO

        Esta Proposta Pedagógica é fruto de participação de toda comunidade escolar: grupo gestores, corpos docentes, funcionários da Escola Estadual Prof. Cleobulo Amazonas Duarte que discutiram entre os docentes e discente, responsáveis e elaboraram de forma cooperativa e democrática, este documento, envolvendo o compromisso de toda comunidade, com a finalidade de atingir os objetivos traçados pela Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O processo educacional pressupõe um constante refletir, planejar, avaliar e replanejar da equipe escolar.  Sendo assim, a execução da Proposta Pedagógica requer um trabalho coletivo, onde todos assumam seu papel na busca pelo sucesso na aprendizagem dos alunos – finalidade maior da escola como instituição social.“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da ‘cara’ que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, o contexto histórico que ela se insere.Projetar significa ´lançar-se para a frente, antever um futuro diferente do presente.Projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explícito, sobre o que se quer inovar.”

Moacir Gadotti


“O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da “cara” que tem, com seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, o contexto histórico em que lá se insere. Projetar, “lançar-se para frente”, antever um futuro diferente do presente. Projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido, explícito, sobre o que se quer inovar.
                                                                                                                   Moacir Gadotti




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