GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DO ESTADO
DE EDUCAÇÃO.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTOS.
E.E. PROF. CLEÓBULO AMAZONAS DUARTE
Proposta Pedagógica
2014
"Educar é um
exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos
olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim,
não morre jamais... Entendo assim a tarefa primeira do educador: Dar aos alunos
a razão para viver”. RUBEM ALVES
1 – IDENTIFICAÇÃO
A EE Prof. Cleobulo Amazonas Duarte, situada naRua Guedes Coelho 107, –
Encruzilhada, na cidade de Santos - SP, é uma instituição pública, mantida pela
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
A Escola Estadual Prof. Cleobulo Amazonas
Duarte regendo-se pelas normas educacionais vigentes, ministra o Ensino
Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio regular, tendo como caracteristica formar o
indivíduo capaz de interagir com seu meio de forma justa e democrática,
baseando-se nos princípios da liberdade de expressão e tolerância, capaz
transformar a sociedade em um espaço de aceitação e transformação onde todos
possam contribuir para conservação e harmonia com o meio ambiente.
A escola dispõe de um Regimento Interno que regulamenta os aspectos legais, a estrutura organizacional, pedagógica e administrativa, assegurando o desenvolvimento das potencialidades do educando, sua formação eclética, capaz de dissenir e contribuir para uma democracia igualitária com justiça e pleno exercício de cidadania.
A Proposta Pedagógica é o instrumento norteador das ações desenvolvidas na Unidade Escolar, que visa desenvolver uma metodologia pedagógica centrada no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, porém, fazendo com que a realidade do educando seja ponto de partida para discussão, para transformação em temas científicos e fazendo com que os educandos possam entender como mudar a nossa sociedade.
A Proposta Pedagógica é fundamentada na realidade dos nossos educandos e nas suas necessidades, sendo uma
escola que foi construída por
meio de reinvidicações dos moradores que não tinham nenhum equipamento
público próximo de suas residências.
Faz
parte constante na Proposta da escola, conscientizar a comunidade da
necessidade de conservação do espaço, já que se trata de uma área de central.
3 – FINALIDADES E OBJETIVOS DA
EDUCAÇÃO
Desde a Constituição Federal de 1988, a educação passou a ser um direito subjetivo de todos os brasileiros.
Sendo a educação um direito, a escola tem o dever de garantir a permanência e qualidade da aprendizagem dos alunos, tornando-os capazes de transformar a sua realidade.
A Escola Estadudal Prof. Cleobulo
Amazonas Duarte
segue determinações
da Lei n° 9394/96, que estabelece as
diretrizes a bases da Educação Nacional.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Garantia de padrão de qualidade;
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o
pensamento, a arte e o saber;
III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
IV. Valorização da experiência extraclasse.
O Ensino Fundamental tem por objetivos:
I - O desenvolvimento de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura oral, escrita e o cálculo;
II - A compreensão do ambiente natural e social, das artes, do sistema político, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
São objetivos do Ensino Médio:
I - A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
II - A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;
III - O aproveitamento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV - A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
4 – PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
PEDAGÓGICAS
A Escola Estadual Prof. Cleobulo Amazonas
Duarte tem como diretrizes
norteadoras de suas ações:
I - Entender a relação entre o desenvolvimento das ciências naturais, humanas e o desenvolvimento tecnológico e associar as diferentes tecnologias aos problemas que se propuseram e propõem solucionar;
II - Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos ou experimentos científicos e tecnológicos;
III - Entender e aplicar métodos e procedimento próprios das ciências naturais e humanas;
IV - Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida;
V - Entender o impacto das tecnologias associadas às ciências naturais na sua vida pessoal nos processos de
produção, no desenvolvimento
do conhecimento e na vida social;
VI - Identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade.
5- MISSÃO, VALORES E VISÃO
MISSÃO
A nossa missão é promover a
educação de qualidade, onde todos os alunos avançam na capacidade de entender o mundo através
da leitura e escrita melhorando a sua aprendizagem
e permanência no âmbito escolar, visando a sua participação integral em um
espaço democrático e justo.
VALORES
Respeito, justiça,
comprometimento em equipe, responsabilidade e cidadania.
VISÃO
Queremos uma escola dinâmica e aberta as novas
ideias onde se enfatiza o
pensamento democrático que o indivíduo possa se integrar ao meio
ambiente buscando uma sociedade de
inclusão que respeite as diferenças.
6 – IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA
PEDAGÓGICA
Considerando a natureza coletiva da observância e da implantação da Proposta Pedagógica, os que fazem da Escola Estadual Prof.Cleóbulo Amazonas Duarte pretendem implantá-la mediante:
I. Discussão ampla e regular dos seus princípios, alicerces, alcance e objetivos;
II. Envolvimento e compromisso de toda a comunidade escolar no processo de torná-la útil e funcional;
III. Sua permanente reelaboração e atualização.
A escola, respeitando as normas do sistema de ensino a que pertence, terá a incumbência de:
I. Executar sua Proposta Pedagógica;
II. Articular-se com a família e a comunidade, criando processo de
integração da sociedade com a escola;
III. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
IV. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
V. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
VI. Promover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
Os docentes da Escola Prof.Cleóbulo amazonas Duarte incumbir-se-ão de:
Os docentes da Escola Prof.Cleóbulo amazonas Duarte incumbir-se-ão de:
I. Participar da elaboração, implantação e implementação da Proposta Pedagógica;
II. Elaborar e executar o plano anual de trabalho;
III. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
IV. Planejar, executar e avaliar o processo de aprendizagem sob sua responsabilidade;
V. Acatar as determinações da Direção, de acordo com as normas legais em vigor;
VI. Incentivar a formação de hábitos e atitudes;
VII. Comentar, em classe, com os alunos o resultado das avaliações, esclarecendo os desvios;
VIII. Manter atualizado o Diário de Classe, dando atenção ao registro das aulas e à freqüência.
A equipe de Coordeção tem por objetivo; planejamento, controle e avaliação das atividades didático-pedagógicas da escola, e por atribuição:
I. Elaborar o currículo pleno, calendário escolar, os conteúdos
programáticos e a programação de sua área de
atuação, assegurando a articulação com os
diversos serviços da escola;
II. Coordenar as atividades de planejamento didático-pedagógico;
III. Acompanhar e avaliar o docente;
IV. Analisar os resultados do rendimento escolar;
V. Promover reuniões pedagógicas;
VI. Colaborar com os professores na seleção do material didático a ser
utilizado;
VII. Coordenar a programação e execução das atividades de recuperação dos alunos;
VIII. Propor, coordenar atividades, aperfeiçoamento e atualização dos docentes.
O Calendário
Escolar deverá prever:
I. Número de dias letivos;
II. Período destinado ao planejamento e replanejamento anual e semestral;
III. Período de férias, feriado e
recesso escolar;
IV. Período destinado à avaliação, recuperação contínua, e recuperação nas
férias ou recesso quando
houver;
V. Dias destinados às comemorações cívicas e
atividades afins;
VI. Período destinado à matrícula.
A Escola Estadual Prof.
Cleóbulo Amazonas Duarte tem a seguinte organização:
I. Cumprimento integral de carga horária e dos conteúdos programáticos;
II. Frequência integral e obrigatória dos professores e pessoal
técnico-pedagógico;
III. Carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas-aulas, distribuídas em
200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.
IV. Controle de freqüência de 75% (setenta e cinco por cento) do total de
horas letivas para aprovação dos
alunos;
V. Expedição de histórico escolar e declaração de conclusão de curso ou de série ou ano.
7 – VERIFICAÇÃO DE RENDIMENTO
ESCOLAR
No Ensino Fundamental e Médio, a avaliação é contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os
quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os das provas
finais.
O aluno será promovido ao próximo ano do 6º ano ao 8º ano seguindo a progessão continuada e no 9º ano que é fechamento do ciclo II o aluno será avaliado de forma a perceber seus avanços e dificudades podendo ficar retido para recuperação de final de ciclo. No ensino médio em todos os anos o aluno tem que atingir média 5 (cinco) para ser considerado promovido.
O aluno será promovido ao próximo ano do 6º ano ao 8º ano seguindo a progessão continuada e no 9º ano que é fechamento do ciclo II o aluno será avaliado de forma a perceber seus avanços e dificudades podendo ficar retido para recuperação de final de ciclo. No ensino médio em todos os anos o aluno tem que atingir média 5 (cinco) para ser considerado promovido.
Os conceitos da Unidade
Escolar variam de 1(um) a 10(dez) sendo
considerado satisfatório de 5 (cinco) à 10 (dez), os alunos
com conceito de 1(um) a 4 (quatro) serão
submetidos a recuperaçãocontinua bimestralmente para que
no final do
ano de continuidade aos seus estudos ou seja considerado reprovado. Além
dos conceitos o aluno deve ter 75% de frequência para ser considerado
promovido.
8 – RECUPERAÇÃO CONTÍNUA
O objetivo da recuperação continua ou paralela é para dar amparo aos alunos com dificuldade e assimilação para ser desenvolvidos quando o professor detectar baixo nível de aproveitamento escolar.
Para saber se o aluno atinge os objetivos dos estudos de recuperação, o aluno terá de obter média 5(cinco) ou superior, caso não consiga será acompanhado em novos estudos de recuperação continua e paralela.
9 - METAS
Elevação dos
índices de aprovação para 95% em todas as séries do ensino fundamental e médio;
Redução
dos níveis de evasão, em todas as modalidades de ensino (fundamental II, ensino médio
regular) para até 5%.
Envolvimentos
dos docentes com as normas regimentais básicas de disciplina de condutas escolares.
Conscientização
e implantação da cidadania e da dimensão política, com vista a envolver a
comunidade de modo interativo, numa participação ativa (agenda 21 com vida).
Adequação
e elevação da qualidade de ensino por meio das modalidades organizativas:
projetos coletivos enfatizando a diversidade e cidadania.
10 - AÇÕES
Capacitação
profissional dos docentes nos horários coletivos, por meio de palestras,
estudos de textos de formação continuada, dinâmica de grupo, com subsídio de reuniões da D.E, caderno do gestor e
PDG.
Implantação
de projetos ambientais, agenda 21, conservação do patrimônio, étnica racial e gênero, leitura com
produto socializado no blog.
Palestras,
show de talentos, dirigida aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações
atuais, sentir-se estimulados
a frequentar as aulas nas sextas-feiras e os dias que antecedem os
feriados.
Através
de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade construindo
um relacionamento harmonioso de modo que os pais e a equipe percebam a importância de sua
participação para a conscientização
de uma escola de qualidade.
Estimular a
leitura, por meio da otimização do acervo e do espaço da biblioteca,
organizando junto com os professores a seleção de livros e o aproveitamento de leitura para os alunos.
Com
base no produto final: Diário de
Leitura, Livro Online. Monitorar aprendizagem com visto na sala, acompanhar com
frequência pelos diários semanais e solicitação de providencia quanto à
compensação de ausência.
Organizar dois
dias da semana para atendimento aos pais com a presença do professor mediador e reunir a equipe gestora
uma vez por semana.
11- Diretrizes Gerais
Para que
possamos formar um cidadão crítico, participativo, com princípios éticos,
sociais e culturais, precisamos desenvolver no aluno a capacidade de;
Ø
Se conhecer;
Ø
Se perceber;
Ø
Ter adequado comportamento social na escola e na sociedade;
Ø
Ser coerente com seus valores.
Para
isso, nossa Proposta Pedagógica tem por objetivo desenvolver no aluno as
seguintes habilidades:
Ø
Ter boa comunicação oral e escrita;
Ø
Ser capaz de debater, argumentar, sugerir, interpretar, observar, comparar,
relacionar e criticar;
Ø
Ser sociável na escola e na comunidade;
Ø
Ser capaz de inserir-se no mundo do trabalho;
Ø
Tornar-se um leitor do mundo.
Ø
Valorizar o patrimônio público.
13. Ações
Ações
norteadoras da Equipe de Gestão e Professores:
Com relação aos alunos:
Deverá
ser desenvolvido um trabalho coletivo entre equipe de gestão, professores,
funcionários e pais a fim de propiciar ao aluno condições para seu
desenvolvimento intelectual, físico e social, tornando-se um indivíduo ativo e
participativo na sociedade. Com essa finalidade será assegurado ao aluno:
·
Currículo voltado para a aquisição da capacidade
leitora e escritora.
·
Conteúdos adequados, por série, nas diferentes
áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática
e Ciências Humanas.
·
Participação de forma produtiva nas atividades de
classe e extraclasse.
·
Avaliação condizente com seu desenvolvimento
global.
·
Acesso a livros para leitura e pesquisa.
·
Encaminhamentos
a serviços públicos apoio psicológico e mental.
·
Recebimento
de material didático e pedagógico distribuído pela Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo.
·
Aulas de recuperação
paralela aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem.
·
Ampla
divulgação e acesso aos programas da Secretaria Estadual da Educação e outros
órgãos públicos ou privados, voltados à formação e qualificação profissional.
·
Participação
no Grêmio Estudantil, Conselho de Escola e Conselho de Classe e Série.
Com relação aos pais:
Estes
devem responsabilizar-se pela educação dos filhos, participando ativamente da
vida escolar. A escola solicitará aos pais:
·
Atendimento
aos pedidos de comparecimento às entrevistas e/ou reuniões com os professores e
gestores para informações sobre rendimento escolar, frequência ou comportamento
de seu filho.
·
Comparecimento
às reuniões ordinárias de Pais e Mestres, a fim de verificar o rendimento e
frequência escolar do filho.
·
Participação
em palestras de interesse público (nutrição, combate à drogas, sexualidade,
violência, etc.).
·
O
desenvolvimento no seu filho da compreensão da necessidade de respeito
aos horários, aos professores e demais funcionários e às normas de convivência
da escola.
·
Participação
nos órgãos colegiados da escola (APM e Conselho de Escola).
·
Responsabilizar-se
pelos livros didáticos distribuídos ao aluno, garantindo a sua devolução ao
término do ano letivo em bom estado de conservação.
·
Justificar
as ausências às aulas.
·
A escola
estará sempre aberta ao diálogo com pais e comunidade em geral, buscando
alternativas compartilhadas para a melhoria da qualidade de ensino e solução de
conflitos.
Com
relação aos gestores:
·
Garantir
a análise, reflexão, discussão e implantação das propostas curriculares da
Secretaria Estadual da Educação.
·
Divulgar
os resultados das avaliações externas (Saresp, Idesp, Enem), análise dos
índices e estabelecimento de metas e ações junto aos professores para melhoria
dos índices de qualidade de ensino.
·
Garantir
aos professores acesso aos recursos didáticos pedagógicos da escola e estimular
sua utilização.
·
Promover
palestras, debates, seminários, atividades desportivas e culturais.
·
Incentivar
professores e funcionários a participar de cursos de aperfeiçoamento e
capacitação profissional.
·
Divulgar
cursos, palestras e projetos da Secretaria Estadual da Educação e de outras
entidades públicas ou privadas relacionadas à educação.
·
Dar
ênfase às atividades esportivas para valorizar o espírito coletivo, promovendo
e organizando jogos interclasses e/ou interescolares.
·
Valorizar
o trabalho dos funcionários, salientando a importância dos mesmos no processo
educacional.
·
Solicitação
de comparecimento na escola do responsável pelo aluno que apresentar
dificuldades de aprendizagem, frequência irregular ou problemas de disciplina.
·
Comunicar
o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Juventude os casos de alunos com
frequência irregular.
Com
relação aos professores:
·
Elaborar
seu plano de aula contemplando as orientações das matrizes curriculares da
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
·
Abrir
espaço para a criatividade, valorizando toda e qualquer forma de inteligência,
considerando suas múltiplas possibilidades de manifestar-se.
·
Fazer de
suas aulas espaço de construção do conhecimento e não apenas transmissão de
informações.
·
Utilizar
diferentes recursos didáticos pedagógicos e explorar de forma eficiente o
espaço físico da escola: sala de leitura, sala de internet, pátio, quadra
esportiva e espaços verdes.
·
Estimular
a incorporação de valores, hábitos de estudo e postura adequada no ambiente
escolar.
·
Estabelecer
estratégias de recuperação contínua e paralela para os alunos com rendimento
insatisfatório.
·
Comunicar
a equipe de gestão sobre alunos com frequência irregular/insatisfatória.
Normas de convivência
A Escola é uma instituição social que tem, por
função e responsabilidade, formar e educar pessoas, portanto tem autoridade e
deve exercê-la. Dessa forma, para garantir o convívio saudável entre todos os
que partilham este espaço, algumas normas disciplinares devem ser respeitadas.
O aluno tem o dever de respeitar as seguintes
normas:
·
Comparecer
diariamente e pontualmente a todas as aulas, devidamente uniformizado e com o
material pedagógico pertinente às respectivas disciplinas do horário escolar.
·
Seguir as
orientações dos professores relativas ao seu processo de ensino e aprendizagem.
·
Contribuir
para a harmonia de convivência escolar e para a plena integração na escola de
todos os alunos.
·
Tratar
com civilidade e respeito funcionários, professores, gestores e colegas.
·
Respeitar
o patrimônio público e a propriedade alheia.
·
Zelar
pela preservação, conservação e asseio do prédio escolar, mobiliário, material
didático e espaços verdes, fazendo uso correto dos mesmos. Indenizar os danos
que por ventura causar, tanto para o patrimônio público, quanto para servidores
da escola e colegas.
·
Não
trazer e não consumir drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover
qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas.
·
Não
transportar quaisquer materiais, instrumentos ou engenhos passíveis de causarem
danos físicos ao aluno ou a terceiros.
·
Não fazer
uso, na sala de aula e demais ambientes pedagógicos, de aparelhos de som, jogos
eletrônicos, câmera fotográfica, celulares e similares, salvo para uso
pedagógico com autorização e orientação do professor. No caso de infração, o
objeto será confiscado pelo professor e entregue à Direção que o entregará ao
responsável pelo aluno.
O aluno tem os seguintes direitos:
·
Ser
tratado com respeito e cordialidade por colegas, professores e funcionários.
·
Ser
acompanhado e orientado pelos professores e coordenadores.
·
Usufruir
os benefícios de caráter educativo, esportivo, cultural e social que a Escola
proporciona.
·
Ter todas
as atividades escolares analisadas e discutidas e suas dúvidas esclarecidas
pelos professores.
·
Ser
informado e orientado sobre os resultados dos seus trabalhos escolares.
·
Receber o
boletim com as informações sobre seu rendimento em cada componente curricular.
·
Participar,
ou fazer-se representar, no Conselho de Classe e Série, Conselho de Escola,
Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil.
·
Apresentar
sugestões aos professores, coordenadores e equipe de gestão.
11 – CONCLUSÃO
Esta Proposta Pedagógica é fruto de participação de toda comunidade escolar: grupo gestores, corpos docentes, funcionários da Escola Estadual Prof. Cleobulo Amazonas Duarte que discutiram entre os docentes e discente, responsáveis e elaboraram de forma cooperativa e democrática, este documento, envolvendo o compromisso de toda comunidade, com a finalidade de atingir os objetivos traçados pela Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O processo educacional pressupõe um constante refletir,
planejar, avaliar e replanejar da equipe escolar. Sendo assim, a execução
da Proposta Pedagógica requer um trabalho coletivo, onde todos assumam seu
papel na busca pelo sucesso na aprendizagem dos alunos – finalidade maior da
escola como instituição social.“O projeto da escola depende, sobretudo, da
ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal,
partindo da ‘cara’ que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço, isto é, o
contexto histórico que ela se insere.Projetar significa ´lançar-se para a
frente, antever um futuro diferente do presente.Projeto pressupõe uma ação
intencionada com um sentido definido, explícito, sobre o que se quer inovar.”
Moacir Gadotti
“O projeto da escola depende,
sobretudo, da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se
como tal, partindo da “cara” que tem, com seu cotidiano e o seu tempo-espaço,
isto é, o contexto histórico em que lá se insere. Projetar, “lançar-se para
frente”, antever um futuro diferente do presente. Projeto pressupõe uma ação
intencionada com um sentido, explícito, sobre o que se quer inovar.
Moacir
Gadotti
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